domingo, 18 de novembro de 2007



Samarcanda


Cristãos, judeus, muçulmanos, rezam,com medo do inferno; mas se realmente soubessemdos segredos de Deus, não iam plantaras mesquinhas sementes do medo e da súplica.



É inútil a tua aflição;nada podes sobre o teu destino.Se és prudente, toma o que tens à mão.Amanhã... que sabes do amanhã?



Não procures muitos amigos, nem busques prolongara simpatia que alguém te inspirou;antes de apertares a mão que te estendem,considera se um dia ela não se erguerá contra ti.



O vasto mundo: um grão de areia no espaço.A ciência dos homens: palavras. Os povos,os animais, as flores dos sete climas: sombras.O profundo resultado da tua meditação: nada.



A vida é um jogo monótono que dá dois prêmios:A Dor e a Morte.Feliz a criança que expirou ao nascer;mais feliz quem não veio ao mundo.



Na feira que atravessas não procures amigosou abrigo seguro. Aceita a dor que não tem remédioe sorri ao infortúnio; não esperes que te sorriam:Seria tempo perdido.



Se não tiveste a recompensa que merecias,não te importes, não esperes nada;já estava tudo nas páginas daquele livroque o vento da eternidade vai virando ao acaso.



Baixinho a argila diziaao oleiro que a torneava:Já fui como tu, não te esqueças,não me maltrates.



Mestres e sábios morreramsem se entenderem sobre o Ser e o Não Ser.Nós, ignorantes, vamos apanhar as tenras uvas;que os grandes homens se regalem com as passas.



O meu nascimento não aumentou o Universo,nem a minha morte lhe fanará o esplendor.Ninguém me dirá por quê vim ao mundo,ou porquê um dia irei embora.



Um pouco de pão, um pouco de água,a sombra de uma árvore, e o teu olhar;nenhum sultão é mais feliz do que eu,e nenhum mendigo é mais triste.



OS RUBAYAT de Omar Khayyan

2 comentários:

Anónimo disse...

Citações muito "pesadas".
Frases de pessoa ressabiada, de mal com tudo e todos...
Parece-me muita energia negativa para esses lados!

Anónimo disse...

O meu comentário no teu blog, foi acerca do autor das frases que lá colocaste!!!
Tens de entender, que por vezes nem tudo é sobre ti!