domingo, 18 de novembro de 2007

A Terra de Aicha Ait El Mekadem

A Iná (mãe) Aicha é uma berbére muito ligada à sua terra. Queria que eu conhecesse a sua aldeia de nome Tinfit e a tribo Assufid à qual pertencia. Tinhamos que ir para Tamazhirt (montanha). Agora tinha a certeza de que iria conhecer o verdadeiro Marrocos.
Ela não sabe ler nem escrever em árabe e apenas fala em bérbere, o dialecto Tachelit falado no Sul de Marrocos, por isso a melhor forma de me contar a história do seu povo era levar-me até ele.
Apesar de toda a sua vida ter sido vivida em Agadir, nunca suportara longas temporadas sem lá voltar. Agora com os filhos criados podia partir sempre que lhe apetecia.
Esta era uma ocasião muito especial para nós as duas. Da minha parte era mais uma descoberta, mais uma cortina deste mundo que cada vez mais me encantava e com o qual me identificava a cada passo.

Sem comentários: