quinta-feira, 9 de julho de 2009




Conceitos fundamentais de
Ecologia, Ambiente e Educação
Ambiental:
A Educação Ambiental é o estudo das relações
entre o Homem e a Natureza, procurando
demonstrar a existência da sua forte
interligação - “a sobrevivência das pessoas
depende da saúde da natureza e a
sobrevivência depende da saúde das
pessoas” (Opie, 1994)
ETAR - Em Portugal significa “Está tudo
avariado raisparta”.
Objectivos da Educação Ambiental
Carta de Belgrado
Fazer com que cada cidadão esteja consciente do
ambiente global e seus problemas e que tenha
conhecimento, a motivação o envolvimento e as
competências necessárias para trabalhar, individual e
colectivamente, nas soluções para a resolução dos
problemas actuais e prevenção de futuros problemas.


AQUECIMENTO GLOBAL:


De acordo com os cientistas, uma de duas coisas pode acontecer:
◦Se houver redução das emissões de CO2, prevê-se um aumento da temperatura média de cerca de 1,5ºC.
◦Se não houver redução das emissões de CO2, prevê-se um aumento da temperatura média de cerca de 4,5 a 6ºC.
O aquecimento global a que temos assistido nos últimos 100 anos (0,6ºC) tem provocado.
A fusão dos glaciares e das calotaspolares, levando ao aumento do nível médio das águas do mar e à erosão costeira;
Alterações climáticas, registando-se um aumento das ondas de calor, das cheias e das secas;
Maior risco de incêndios;
Desertificação de vastas áreas, resultante do aumento da temperatura;
Aumento da temperatura média dos oceanos, provocando um aumento das tempestades;
A propagação de doenças transmitidas pelos mosquitos (malária, dengue, febre amarela)
Redução da biodiversidade devido às alterações climáticas, o que leva à extinção de várias espécies animais e vegetais.


REDUÇÃO DA CAMADA DE OZONO:


A camada de ozono constitui um escudo protector que absorve o excesso de radiações ultravioleta que atingem a superfície da Terra.
Ao atravessar esta camada, as radiações são filtradas.
Devido à acção humana, a camada de ozono começa a apresentar “buracos” que deixam passar a totalidade das radiações.



Desigualdades e Justiça Social à escala mundial:



A riqueza está mal distribuída a nível global. Ex: em 2003 o Luxemburgo apresentava um PIB percapitade 62 298 dólares, enquanto que o da Serra Leoa era de 548 dólares.
Através deste indicador (PPC) apercebemo-nos de que existem graves situações de carência e desigualdade.
FACTO:os 500 indivíduos mais ricos do mundo, têm em conjunto, um rendimento superior ao rendimento de 416 milhões das pessoas mais pobres do mundo.
Existem, no mundo, milhões de pessoas que não têm acesso à educação, à saúde, a água potável, a uma alimentação adequada.
Esta situação traduz-se em taxas de mortalidade elevadas.
Negar o acesso das pessoas às necessidades básicas da sobrevivência é negar os direitos humanos;
Principio básico da justiça social:dotar os mais pobres dos meios necessários para que possam gozar de uma vida digna e garantir-lhes igualdade de oportunidades.
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:
Em 1973 foi publicada uma obra chamada “Limites do crescimento”, em que pela primeira vez se chamava a atenção para o problema do esgotamento dos recursos ambientais.

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