domingo, 25 de novembro de 2007

Bensergao


Bensergao é um bairro popular situado a sul do centro de Agadir, fora da zona turística. Diferente de tudo aquilo que estava habituada a ver, labiríntico, com um toque inacabado. Situado em frente ao Palácio Real.
Existem nos bairros numerosas mercearias que vendem mercadorias de toda a sorte, padarias, fornos comunitários e alfaitarias onde se elaboram os tradicionais kaftans[1].
Das casas soube, mais tarde, que é costume deixarem os terraços das casas inacabados, a fim de construírem um novo andar posteriormente como forma de coesão familiar. As janelas são muito exíguas e nada se vê para o interior das habitações.
Mesmo assim, e apesar da minha estranheza senti-me segura e confortável. Uma leve brisa batia no meu rosto e pensei que estava mesmo a viver, finalmente, uma história que valeria a pena reter na minha memória e estava a vivê-la na primeira pessoa.
Caminhamos sobre a terra batida até uma casa branca com um portão trabalhado azul. Entramos para o salão profusamente decorado onde Aisha estava sentada a ver televisão, onde predominam os canais egípcios e as séries sírias. Aparentava ser uma mulher entre os 55 e os 60 anos, ela mesma acabaria por confessar que não sabia quantos anos tinha, pois antigamente nas montanhas ninguém registava as crianças.
O lenço verde que usava na cabeça deixava entrever os seus cabelos negros. As mãos marcadas por anos de trabalho no campo, decoradas com henna* fizeram-me lembrar um pergaminho. Pensei que significado teriam aqueles desenhos?
Ficamos sentados a falar, enquanto Aisha se retirara para a cozinha. Após alguns momentos voltou com um grande tabuleiro de chá thé à la menthe, um prato de pastelaria marroquina e com um soberbo Kaftan. A sua nora Fathima tinha-lhe emprestado um dos muitos que usou no seu casamento.
Foi que pela primeira vez vesti uma peça de vestuário que apenas tinha visto em filmes ou em livros. Porém, agora era uma situação real! Estava eu ali no meio de um típico bairro maghrebino completamente deslumbrada com o que estava a descobrir.

Sem comentários: